quinta-feira, 11 de julho de 2013

Tragédia (2)

Evitável ou não, o fato é que a tragédia acontece. Mais cedo ou mais tarde, perdemos coisas (aqui estão incluídos sonhos, esperanças, pessoas, relacionamentos, enfim, coisas e etc.) às quais estávamos apegados e cuja perda de maneira alguma aceitávamos, ainda que a pudéssemos prever.

É nesse momento que deveríamos começar a nossa reflexão sobre como SUPERAR a tragédia. Mas antes é preciso fazer uma pergunta: será possível superar uma tragédia? Porque se não for possível não há sentido algum em se pensar "como". O método existe para alcançar o objetivo, e não o contrário. Se o objetivo for inalcançável não há que se pensar em método.

De fato, existe um ceticismo prático que ronda o assunto. Dificilmente ouviremos alguém dizer que é impossível superar traumas. Principalmente quando o assunto é abordado de uma forma tão geral quanto tratamos aqui. Mas na prática, ainda que os tantos digam que é possível superar, as pessoas costumam viver de uma tal maneira que mostram o contrário. Não é somente o fato de elas nunca chegarem a superar qualquer trauma, mas a verdade de que nunca tentaram fazê-lo.

Ficam imaginando como seria bom se superassem tudo o que aconteceu, mas não fazem nada, não movem uma palha para superar. Isso é o que chamo de ceticismo prático, pois equivale a dizer que é impossível.

E, na realidade, nós temos vários exemplos de superação que provam a possibilidade inequívoca de superar uma tragédia, por terrível que seja a perda. Temos José superando a traição de seus irmãos (Gn 45). Temos Davi, superando a perda de seu filho morto (I Sm 12.15-25). Temos Isaías superando a morte de seu rei e amigo Uzias (Is 6). E, por fim, temos Jesus superando a traição de Pedro (Jo 21.15-19). Há muitos outros exemplos, mas estes são os que vamos utilizar ao longo da nossa reflexão.

E, apenas para arrematar a reflexão de hoje, note como a Bíblia nos dá segurança de que a vida pode ter novo e belo significado mesmo depois das circunstâncias mais traumáticas. O poder restaurador de Deus alcança mesmo os corações mais feridos.

Continua...