terça-feira, 3 de julho de 2012

Olhando no espelho

Uma  ilustração bíblica muito forte é a que está nos seguintes versículos:

Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face em um espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Tg 1.23,24

A Palavra de Deus é como um espelho no sentido em que o espelho revela quem nós verdadeiramente somos.

A jornada de autoconhecimento é uma das buscas mais profundas que uma pessoa pode fazer. Isso porque não sabemos quem somos somente porque somos. Nos surpreendemos constantemente com o que revelamos ser, principalmente em momentos de surpresa ou de crise. Sempre que planejamos ou quando algo não sai como o planejado.

E, embora sejamos únicos, parece que há mais de um eu agindo em nós.

Por isso a dificuldade de se autoconhecer. Contudo, podemos melhorar a nossa busca se observarmos o que a Palavra de Deus nos diz. Ela não nos revela apenas quem Deus é. Ela igualmente nos revela quem nós somos.

Ela é como um espelho que nos mostra se o nosso cabelo está desarrumado, se estamos com alface nos dentes, ou com sujeira no nariz.

Se eu ouvir a Palavra e não pratica-la serei como aquele que olhou no espelho e não se percebeu. Não conseguiu ver quem era. Ao se virar esqueceu tudo o que o espelho havia revelado e continuou caminhando. Se estava sujo, foi se sujar mais, se estava desarrumado, foi se desarrumar mais.

A Palavra de Deus me mostra quem eu sou, tanto minhas qualidades quanto meus defeitos. Ela me diz se estou como deveria estar, abaixo disso, ou acima disso.

Se eu a ouvir e praticar serei feliz. Alcançarei o propósito da minha vida, o objetivo que faz tudo ter sentido.

Ó Deus, como eu amo a tua palavra! Sim, como eu me sinto bem por ser teu filho e ouvir tua voz, mesmo quando erro e ouço a tua repreensão, ou quando venço as tentações e glorifico o teu nome na minha vida.
Tu és santo e tremendo! Nada e ninguém se compara a ti! Deus justo, juiz de toda a terra. A tua palavra é como luz que ilumina os meus olhos.